Procure no Blog

25 de fev de 2013

FUTEBOL DO PIAUI 2013:FUTEBOL PIAUIENSE ESTÁ PRÓXIMO DA COPA NORDESTE DE FUTEBOL


ó falta a CBF confirmar e colocar o preto no branco. É assim que o presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Cesarino Oliveira, fala sobre a possibilidade dos clubes piauienses disputarem a Copa Nordeste 2014. Segundo o dirigente, já foram feiros todos os contatos e conversas com as outras Federações que compõem a Liga Nordeste, bem como com o patrocinador do torneio.
Cesarino Oliveira, presidente da Federação de Futebol do Piauí (Foto: Flávio Meireles/GLOBOESPORTE.COM)Cesarino Oliveira, presidente da Federação de Futebol do Piauí (Foto: Flávio Meireles/GLOBOESPORTE.COM)

- Todos os contatos que tive até o momento foram positivos e ficamos com a palavra dos dirigentes das Federações do Nordeste para que dois clubes do Piauí e outros dois do Maranhão disputem a competição no próximo ano – disse o mandatário do futebol piauiense.
A decisão final para a inclusão dos times piauienses e maranhenses na Copa Nordeste deverá acontecer na próxima semana, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Caso se confirme, a FFP pretende convocar uma reunião entre os dirigentes da entidade para definir o critério dos times que vão representar o Estado no torneiro em 2014.
- Ainda não definimos quais os critérios, que podem ser, inclusive, o campeão e vice do Estadual deste ano. Mas, nada ainda está definido sobre isso. Vamos primeiro confirmar a inclusão do Estado na competição, para somente em seguida pensar no critério de escolha dos clubes – pontuou.
Caso se confirme a inclusão de Piauí e Maranhão na Copa Nordeste 2014, os quatro clubes, dois de casa estado, formariam um quinto grupo dentro do torneio. Na edição atual, são 16 clubes divididos em quatro chaves de quatro times, cada. A Copa Nordeste deste ano já está na fase semifinal, com os confrontos entre ASA e Ceará e Fortaleza e Campinense-PB.
História
Nenhum time piauiense chegou a disputar a Copa Nordeste. Um acordo entre dirigentes das Federações de Piauí e Maranhão e CBF, ainda na década de 50, colocou os clubes dos dois estados nordestinos na região Norte, tendo em vista que naquela região existiam apenas dois estados (Amazonas e Pará). Em troca, os estados do Maranhão e Piauí se revezavam na indicação do vice-presidente da CBF da região Norte.
- Foi um acordo fechado à época, primeiro pela proximidade entre os estados do Piauí e Maranhão da região Norte e por falta de clubes profissionais na região. Com isso, o Piauí sempre disputou a Copa Norte e teve Alfredo Nunes como vice-presidente da CBF por muitos anos – explicou Severino Filho, o Buim, jornalista e historiador do futebol piauiense.
A Copa Norte foi disputada 10 vezes, desde 1968, quando foi realizada a primeira edição. E foi justamente neste ano que um time piauiense conseguiu alcançar sua melhor posição na competição: um vice-campeonato com o Enxuga Rato, então tetracampeão estadual, e que perdeu na decisão para o Remo. A última edição do torneio aconteceu em 2002, com o Paysandu, sagrando-se campeão.

FONTE:GLOBOESPORTE.COM/PIAUI

Nenhum comentário:

PREVISÃO DO TEMPO NAS PRINCIPAIS CIDADES DO PIAUÍ

Globo e Band