Procure no Blog

19 de jun de 2011

FUTEBOL DO PIAUI 2011:RIVER E COMERCIAL VENCEM NA 2° RODADA DO PIAUIENSE


Um gol solitário do atacante Anderson Kamar, no início da partida, foi o suficiente para o River derrotar a equipe do Parnahyba na tarde deste domingo (19), pela contagem mínima, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, manter 100% de aproveitamento no returno e assumir a liderança isolada desta Fase Classificatória do 2° turno do Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais.

Mal o jogo começou e o time tricolor já foi logo abrindo a contagem, com Anderson Kamar concluindo com um chute pelo lado direito da área parnaibana, enganando a perícia do goleiro Beto. O Parnahyba logo respondeu, mas Fábio fez excelente defesa na meta tricolor. O decorrer do primeiro tempo mostrou duas equipes do mesmo nível, com o Parnahyba até merecendo o empate.

Nos 45 minutos finais, então, o time do litoral cresceu de produção e somente por uma grande dose de sorte o River não levou o gol do empate. Aos cinco minutos, ele esteve por centímetros, quando Luciano acertou um belo chute na trave guarnecida por Fábio. O goleiro tricolor ainda fez uma defesa espetacular, aos 32 minutos, evitando outro momento em que sua meta esteve na iminência de ser vencida.

Ao final dos 90 minutos, o placar mais justo seria o empate de 1 a 1, mas o River foi mais competente na hora de aproveitar as oportunidades e o solitário gol de Kamar deu ao time tricolor a condição de lider isolado da competição e único com 100% de aproveitamento no segundo turno. Embora, ressalte-se, o futebol apresentado não tenha sido o suficiente para empolgar a torcida.

FICHA TÉCNICA

RIVER 1x0 PARNAHYBA (Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais – 2° Turno – Fase Classificatória – 2ª rodada); Data: 19/06/2011 (domingo); Local: Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina); Arbitragem: Afonso Amorim de Sousa, auxiliado por Edmilson Timóteo da Silva e Hélio Soares Freire.

Gol: Anderson Kamar 7 do 1° tempo.

River – Fábio; Ângelo, Índio, Carlinhos e Moisés; Jonas (Chicão), Tote, Negretti e Antônio Carlos (Joãozinho); Anderson Kamar e Neném (Diego Torres); Técnico: José Fernando Polozzi.

Parnahyba – Beto; Jorginho, Marcos Gasolina, Gilmar Bahia e Marcinho (Felipe); Alessandro, Luciano, Idelvandro e Isac; Da Silva (Joniel) e Jack Chan (Wanderley). Técnico: João Batista dos Santos Filho.


COMERCIAL ESCALA THIAGUINHO E VENCE NO CERTAME


Apesar de ter completado a série de três cartões amarelos no jogo da última quinta-feira, diante do Parnahyba, na abertura do 2° turno, o lateral esquerdo Tiaguinho, principal artilheiro do Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais, vai entrar em campo na tarde de hoje (19), diante do 4 de Julho. Um erro na redação do regulamento da competição permitiu ao Comercial pleitear a condição legal do jogador.

Como já é de praxe há mais de seis anos, na elaboração do regulamento, os dirigentes decidiram, mais uma vez, zerar os cartões amarelos após o encerramento da Fase Classificatória. Esta medida tem sido adotada em quase todo o país. O objetivo é evitar que os clubes tenham desfalques nos jogos finais de turno. Na prática, ela funciona da seguinte maneira. Ao final da última rodada da Fase Classificatória, os jogadores que completarem a série de 3 cartões cumprem a automática na primeira partida da semifinal. Quem tem um ou dois cartões, passa a não ter nenhum, reiniciando a contagem a partir do primeiro jogo das semifinais. Esta nova contagem tem prosseguimento mesmo após o final do turno.

No caso de Tiaguinho, ele foi advertido com cartão amarelo em um dos jogos contra o River, na fase semifinal, no jogo que decidiuo título do turno, domingo passado, e na última quinta-feira, novamente contra o Parnahyba. Pelo andar normal de todos os campeonatos anteriores, ele estaria agora com 3 cartões amarelos e teria que desfalcar o Comercial na tarde deste domingo. Todavia, o regulamento do campeonato é falho em sua redação.

Em seu artigo 26, parágrafo 1°, prevê que "ao final da última rodada de cada turno os cartões amarelos serão zerados". Esta medida aconteceu após a última rodada da Fase Classificatória, mas o Comercial alegou que o regulamento não fala em fase classificatória e sim, "última rodada de cada turno". Sena Rosa, conselheiro do Comercial, não tem nenhuma dúvida: "O regulamento está claro. Diz que é a ultima rodada do turno. Não fala em Fase Classificatória. Última rodada do turno é quando acaba o turno. Logo, o Tiaguinho zerou os cartões após o jogo de domingo passado. A partir do segundo turno, já está começando uma nova contagem".

O assessor especial da FFP, Daniel Gonçalves, afirmou que "houve um erro de redação no regulamento. Eu nem estava aqui quando o regulamento foi redigido, mas agora é preciso reparar o erro sem prejudicar os filiados. Como o 4 de Julho, adversário do Comercial, não fez qualquer objeção, a Federação decidiu que todos os cartões estão zerados após o final do turno. Assim, nova contagem passa a ser feita a partir da 1ª rodada do 2° turno".

Depois de receber a informação oficial de que pode escalar Tiaguinho, o técnico Anibal Lemos ficou mais tranquilo. "A perda do artilheiro do campeonato, em nenhum momento, é boa. O Tiagunho tem uma utilidade muito grande à equipe tanto na parte defensiva quanto na frente. E o regulamento foi cumprido fielmente. Se houve algum erro na sua elaboração, esse erro não foi do Comercial".


Sob um sol causticante na cidade de Campo Maior, Comercial e 4 de Julho jogaram pelo 2° turno do Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais, e o time comercialino voltou a vencer na competição, ampliando para 24 jogos a sua invencibilidade no Estádio Deusdedit de Melo, em partidas de caráter oficial. A vitória por 2 a 1 também serviu para colocar o Bodão na zona de classificação do returno.

Com o forte calor prejudicando o rendimento dos jogadores, o Comercial começou melhor e Alan por pouco não abre a contagem, aos 15 minutos, quando a bola chutada por ele desviou na zaga e enganou o goleiro Robinho. Em seguida foi a vez de Pretinho ter boa oportunidade, mas o goleiro Neto, atento, fez a defesa. A melhor defesa do primeiro tempo, porém, foi de Robinho, aos 31 minutos, colocando para escanteio uma bola que tinha endereço certo.

O gol estava se desenhando e na cobrança do córner, o zagueiro Arnaldo Carioca usou a cabeça e colocou o Comercial em vantagem no marcador. O 4 de Julho, que até então fazia uma atuação satisfatória para quem estava fora de casa, longe de sua torcida, sentiu o impacto do gol. E logo levou o segundo, numa falha coletiva do seu setor defensivo, permitindo a Zé Rodrigues usar a cabeça e tirar qualquer chance de defesa de Robinho.

Na fase final, o "sol de rachar", como qualificou o repórter Wellington Leite, do portal Futebolpiauiense.com.br, deu lugar à chuva. O jogo ficou mais equilibrado, e mesmo reduzido a 10 jogadores, devido a expulsão do zagueiro Rafael Araújo, o Comercial conseguiu manter a vantagem. Ao time de Piripiri, restou a alegria do gol de honra, assinalado já nos acréscimos, por Renatinho, num chute que não deu nenhuma chance de defesa ao goleiro Neto.

FICHA TÉCNICA

COMERCIAL 2x1 4 DE JULHO (Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais – 2° Turno – Fase Classificatória – 2ª rodada); Data: 19/06/2011 (domingo à tarde); Local: Estádio Deusdedit de Melo (Campo Maior); Arbitragem: José Valmir dos Santos Xavier, auxiliado por João Thiago Carvalho Reis e Izaura de Sousa e Silva.

Gols: Arnaldo Carioca (cabeça) 32 e Zé Rodrigues (cabeça) 38 do 1° tempo; Renatinho 46 do 2°.

Expulsão: Rafael Araújo, aos 12 do 2°, por prática de jogo brusco.

Comercial – Neto; Barata, Rafael Araújo, Arnaldo Carioca (Júnior Soares) e Tiaguinho; Ivanzinho, Cleiton, Alan (Marquinhos) e Fábio Ubajara; Zé Rodrigues (Crislan) e Popó. Técnico: Joaquim de Oliveira Lemos Júnior (Aníbal Lemos).

4 de Julho – Robinho; Wilsinho, Paolo Rossi, Renam e Dacha; Juninho, Binha (Jackson), Cleitinho e Lira (Renatinho); França (Alex Paraíba) e Pretinho. Técnnico: Jorge Pinheiro.

Nenhum comentário:

PREVISÃO DO TEMPO NAS PRINCIPAIS CIDADES DO PIAUÍ

Globo e Band