Procure no Blog

3 de jul de 2010

FUTEBOL DO PIAUÍ 2010: MARADONA SE DESPEDI DO FUTEBOL PROFISSIONAL EM MEIO A GRANDES ESTRELAS



Vinte anos depois de ter conquistado o seu primeiro título de campeão piauiense da 1ª divisão, como atleta da Sociedade Esportiva Tiradentes, o meia esquerda Maradona realizará na noite de hoje (02), no campo da Associação Atlética Banco do Brasil, o seu jogo de despedida do futebol profissional. No jogo festivo, estão confirmadas as presenças de vários ídolos do futebol piauiense, dentre eles o goleiro Toinho, o meia Sima e o atacante Batistinha.

Maradona disse ao Acessepiauí que seria interessante se pudesse convidar todos os atletas que atuaram com ele, "mas são mais de vinte anos de futebol e não caberia 10% lá dentro do campo. Tive que optar por aqueles com os quais eu tenho convivência no momento, dentro ou fora do campo". Com início programado para 18h30, o jogo festivo da despedida de Maradona vai contar com presença de nomes conhecidos do torcedor piauiense, como Sima, Batistinha, Washington, Bitonho, Sabará, Flávio, Joniel, Toinho, Everaldo, e tantos outros que hoje dividem com ele o espaço nos times amadores em que atua na capital piauiense.

Radicado em Teresina desde criança, Aldides Barroso de Castro, o Maradona, é maranhense de Bacabal, onde nasceu há 40 anos (25/07/1939). Fruto das categorias de base do Tiradentes, foi várias vezes convocado para a Seleção Piauiense de Juniores, ganhando seu primeiro título como profissional em 1990, pelo próprio Tiradentes.

Em recente jogo beneficente, disputado na Academia de Polícia, no bairro Saci, a simples aproximação de Maradona (calção preto) já é motivo de atenção redobrada para o goleiro Toinho e o zagueiro Bitonho (Foto: Severino Filho).

Depois do Amarelão, ele mostrou seu futebol em dezenas de clubes, jogando no Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Guarany de Sobral, Maranguape, Juazeiro-Icasa, Itapipoca (todos do Ceará), Caxias (Rio Grande do Sul), Rio Branco (Acre), Tubarão (Santa Catarina), Serrano (Pernambuco), Botafogo (Paraíba), Corinthians (Rio Grande do Norte), além de Paysandu de Parnaíba, River, Oeiras, Flamengo, Piauí, Barras e Comercial, todos do futebol piauiense.

Além de campeão piauiense, Maradona também foi campeão cearense, onde chegou a ser eleito o craque do ano. No norte do país, foi goleador do campeonato acreano. Em 2003, no River, protagonizou com os flamenguistas Sílvio e Henrique uma das mais emocionantes disputas pela artilharia do Estadual. Perdeu para Sílvio, por apenas 1 gol, mas levou para casa o Troféu Rui Lima, dividido com o artilheiro do campeonato.

Ao lado, no Campeonato Piauiense de 2009, um dos últimos gols de Maradona como profissional, cobrando penalidade máxima e convertendo para o Piauí, em jogo disputado no Estádio Lindolfo Monteiro, diante do River. (Foto: Maurício Pokemon).

Sem reparos de ordem disciplinar em sua extensa e vitoriosa carreira, Maradona faz sua despedida com a certeza do dever cumprido. Nos muitos clubes em que jogou, não faltará quem não lembre dos seus gols de falta, dos chutes certeiros da entrada da área, dos escanteios cobrados com iminente perigo de gol para o adversário. Ídolo do início ao fim de sua carreira, haverá sempre de merecer um registro especial em qualquer almanaque sobre o futebol do nordeste brasileiro.

FONTE:SEVERINO FILHO(BUIM)ACESSEPIAUÍ

Nenhum comentário:

PREVISÃO DO TEMPO NAS PRINCIPAIS CIDADES DO PIAUÍ

Globo e Band